GI2E2 - Epistemologia

GI2E2 - Epistemologia

Epistemologia de Bachelard

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O Grupo GI2E2 está participando da disciplina "Lógica e Epistemologia" da Pós-graduação em Bioquímica do IQ-UFRJ, ministrando as aulas referentes à epistemologia de Gaston Bachelard. Esta participação se traduz no esforço coletivo do grupo em trazer para discussão questões como Corte e Obstáculos Epistemológicos no contexto em torno de como se dá o desenvolvimento das ciências. Assim, disponibilizamos estas aulas com o intuito de ampliar esta discussão e receber as contribuições de colegas que se interessem pelo assunto.

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Conhecimento Comum e Conhecimento Científico

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Em um esforço para a divulgação de mais textos sobre a epistemologia de Bachelard o Grupo GI2E2 publica o capítulo sobre o “Conhecimento comum e o Conhecimento científico” presente no livro intitulado Materialismo Racional. Neste texto Bachelard expõe “Várias vezes, nos nossos diferentes trabalhos consagrados ao espírito científico, nós tentamos chamar a atenção dos filósofos para o caráter decididamente específico do pensamento e do trabalho da ciência moderna. Pareceu-nos sempre cada vez mais evidente, no decorrer de nossos estudos, que o espírito científico contemporâneo não podia ser colocado em continuidade com o simples bom senso, que este novo espírito científico representava um jogo mais arriscado, que ele formulava teses que, inicialmente, podem chocar o senso comum. Nós acreditamos, com efeito, que o progresso científico manifesta sempre uma ruptura, perpétuas rupturas, entre conhecimento comum e conhecimento científico, desde que se aborde uma ciência evoluída, uma  ciência que, pelo fato mesmo de suas rupturas, traga a marca da modernidade.”

 

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Noção de Obstáculo Epistemológico

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Neste texto, o capítulo 1 de sua obra "Formação do Espírito Científico", Bachelard trabalha a noção de obstáculo epistemológico, categoria importante de sua epistemologia. "Quando se procuram as condições psicológicas do progresso da ciência, logo se chega à convicção de que é em termos de obstáculos que o problema do conhecimento científico deve ser colocado. E não se trata de considerar obstáculos externos, como a complexidade e a fugacidade dos fenômenos, nem de incriminar a fragilidade dos sentidos e do espírito humano: é no âmago do próprio ato de conhecer que aparecem, por uma espécie de imperativo funcional, lentidões e conflitos. É aí que mostraremos causas de estagnação e até de regressão, detectaremos causas de inércia às quais daremos o nome de obstáculos epistemológicos. O conhecimento do real é luz que sempre projeta algumas sombras. Nunca é imediato e pleno.(...)"

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