GI2E2 - Epistemologia

Grupo de Estudos em Ensino de Ciências

É de conhecimento público, seja a partir de diversos indicadores, seja através da prática docente na sala de aula, que não temos conseguido, enquanto país, modificar substancialmente a qualidade da educação brasileira. Assim, ações que valorizem a atividade docente, são de extrema relevância na tentativa de contribuir para a alteração deste quadro. Neste sentido, a formação continuada de professores é uma tarefa inequívoca. Com o objetivo de contribuir nesta direção a presente ação de extensão trata-se de um grupo de estudos que visa reunir professores de rede de ensino do Rio de Janeiro, estudantes, técnicos e professores da UFRJ para estudar aspectos relativos ao ensino de ciências, suas filosofias e epistemologias, assim como os aspectos sociológicos da educação na produção e reprodução do conhecimento. Para que serve a escola? Como se dá a construção do conhecimento científico? E do conhecimento escolar? Questões como estas serão algumas das abordadas em nossos encontros, para os quais contamos com a sua participação.

Público alvo: Professores da rede de ensino (estadual, municipal, privado) e estudantes de licenciatura e bacharelado.

Periodicidade: Os encontros serão mensais, toda última quarta-feira do mês, das 18 às 20h, de setembro de 2018 a setembro de 2019. Ao todo serão 12 encontros. Os encontros com atividades experimentais serão combinados em horários extra.

Primeiro encontro: 26 de setembro, às 18h na sala 530A do bloco A do Centro de Tecnologia (Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão).

Certificados: Serão emitidos certificados de participação para todos que possuírem, no mínimo, 75% de presença.

Contatos: Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia

Site: http://www.epistemologia.ufrj.br

Facebook: http://www.facebook.com/epistemologia/